Por ser uma aplicação financeira que contém recursos de um grupo de investidores, o fundo de investimento permite que um único cotista invista em uma diversificada “cesta de ativos”, em mercados distintos, com pouco capital.
As aplicações feitas no fundo de investimento são convertidas em cotas, e o valor dessas cotas são atualizadas diariamente.
Englobando títulos de renda fixa, títulos públicos, derivativos, títulos cambiais, commodities e ações, a carteira de um Fundo de Investimento pode ser mais diversificada, diminuindo o risco.
O número de cotas de cada investidor é proporcional ao valor total investido pelo mesmo. A soma de todos os recursos aplicados por todos os investidores forma o patrimônio líquido do fundo.
Conduzido por regulamento, o fundo de investimento possui administração e gestão profissional e capacitada, sendo regulamentada e supervisionada pela CVM.
Quais são os profissionais do Fundo de Investimento?
Administrador
Defensor dos interesses dos cotistas, o administrador é responsável pelo funcionamento e aspectos legais do fundo de investimento, tendo como tarefa a prestação de contas à CVM.
Gestor
Buscando decidir os melhores períodos de compra e venda dos ativos financeiros, o gestor faz a seleção de papéis e alocação, buscando a maior rentabilidade possível. É também responsável por seguir o mercado e determinar a melhor estratégia de montagem da carteira, conforme os objetivos e a política de investimento descritas no regulamento.
Custodiante
Encarregado pela “guarda” dos ativos, o custodiante é responsável pelo registro e liquidação dos ativos da carteira.
Distribuidor
Incumbido pela venda das cotas do fundo de investimento, o distribuidor pode ser o próprio administrador ou terceiros contratados pelo mesmo.
Auditor independente
Responsável por avaliar os balanços e resultados contábeis legais do fundo, oferecendo maior confiabilidade às informações divulgadas, assim como maior segurança aos investidores.
Quais são as vantagens de investir em Fundos de Investimentos?
Liquidez
Mesmo que os prazos de aplicações e resgates acabem variando de fundo para fundo, a maioria deles apresentam boa liquidez, portanto, o investidor pode resgatar suas cotas com certa agilidade.
Gestão Especializada
A gestão de um fundo de investimento é feita por profissionais altamente qualificados e capacitados para tomada de decisão, possuindo amplo acesso a informações sobre o mercado.
Diversificação
Investir em fundo de investimento possibilita ao investidor o acesso a um conjunto de ativos com pouco recurso. Ademais, a diversificação minimiza os riscos e melhora a relação entre risco e retorno.
Praticidade
O gestor se torna responsável pela liquidez do fundo, comprando e vendendo ativos, portanto, o cotista não precisa fazer esse acompanhamento.
Quais são os custos ao se investir em Fundos de Investimentos?
Taxa de Administração
Percentual descontado sobre o patrimônio do fundo de investimento. Taxa expressa anualmente e descontada diariamente, é paga para prestação de serviço do gestor, do administrador e das demais atividades da operacionalização do fundo. Varia de instituição para instituição e de produto para produto.
Taxa de Performance
Cobrada semestralmente do cotista se a rentabilidade do fundo superar a do seu benchmark (indicador de referência), a taxa de performance precisa estar prevista no regulamento do fundo.
Taxa de Entrada e Saída
Apesar de não ser comum a cobrança de taxa de entrada e/ou saída, existe essa possibilidade. Ela é paga no momento da aplicação (se for taxa de entrada), ou no momento do resgate (se for taxa de saída).
